SINDEMOSC
Cadastre seu e-mail e receba o informativo do SINDEMOSC

Vídeo muito bonito referente a cinto de segurança

Conta de bar de 73 mil!
Esta montagem publicitária foi feita para dois famosos bares de São Paulo: Bar Aurora e Boteco Ferraz.

LEI Nº 8.160, DE 8 DE JANEIRO DE 1991
Símbolo Internacional de Surdez

Símbolo Internacional de Surdez. Dispõe sobre a caracterização de símbolo que permita a identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva. 

Portaria 135/DETRAN/ASJUR/2010, controle biométrico
Veja as novas exigências para renovar ou tirar carteira de habilitação | Imprimir |
SÃO PAULO - O exame de visão para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está menos rigoroso a partir desta semana. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou resolução reduzindo o índice mínimo de acuidade visual que uma pessoa precisa ter para dirigir. Para ser aprovado, o candidato deve ter capacidade de leitura a uma distância de, no mínimo, 6,6 metros, sem óculos ou lentes de contato, independentemente de ter miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Quem tem visão normal tem campo de visão de 12,2 metros.

Antes da mudança, era preciso enxergar a uma distância de cerca de 8 metros.

- Os limites que usávamos antes estavam ultrapassados há 40 anos - explica o presidente da Associaçao Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) Flávio Adura.

O novo índice vale para as categorias A (motos) e B (automóveis). Caso o candidato não enxerge, a CNH deve ter a inscrição: 'Obrigatório o Uso de Lentes Corretivas'

Na hora do teste visual, o candidato com visão normal vê com nitidez todas as fileiras da Tabela de Snellen - aquele quadro com letras e números utilizado em exames de vista.

Problemas cardíacos

O exame de visão foi o único a ficar menos exigente. A nova resolução do Contran tornou o exame médico mais rígido em outras áreas.

Quem estiver com pressão alta ao passar pelo médico será barrado se o aparelhinho marcar pressão arterial igual ou superior a 18x11. O candidato será reprovado e poderá refazer o exame quando conseguir controlar a pressão. A máxima permitida é 16x10.

Quem foi submetido a ponte de safena, por exemplo, só poderá ser aprovado se tiverem decorridos três meses após a cirurgia. Antes, a exigência era de 8 semanas. Os candidatos com marcapasso só poderão voltar a guiar após seis semanas da implantação, contra duas semanas de prazo anteriores. E, mesmo assim, depende de liberação médica.

Candidatos em tratamento neurológico poderão dirigir se o médico constatar que sua situação é estável. Isso inclui, por exemplo, epilépticos, que antes não podiam dirigir.

Audição

Se o médico perceber que o motorista não escuta bem, um teste simples será realizado. Longe do campo de visão do motorista, ele pronunciará algo a 2 metros de distância. Se o candidato não repetir o que foi dito, será reprovado.

- Pesquisas apontam que 6% das mortes no trânsito são causadas por pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, visão ou audição prejudicada - diz o médico João Adura.

Informações

O motorista que mentir ao médico no exame de habilitação ou na renovação da CNH poderá responder a processo criminal. Isso porque, a partir de agora, o questionário médico sobre doenças, uso de drogas e tratamentos respondido pelo candidato passa a ser assinado por ele. No questionário, existem perguntas como 'você faz uso de drogas ou imoderado do álcool?' e 'você já necessitou de algum tratamento psiquiátrico?'.

Se o motorista provocar um acidente e ficar provado que mentiu, ele será acusado por declaração falsa em documento e pode ser indiciado. A pena prevista para o crime é de 1 a 3 anos de prisão e multa.

- A partir do momento em que o candidato assina a declaração, ele se responsabiliza criminalmente - diz o presidente da Abramet, Flávio Adura.

A Abramet pediu ao Contran um prazo de 60 dias para se adequar às novas resoluções. Neste sábado, os médicos da entidade que realizam os exames farão um encontro para debater as novas exigências.

Fonte: Clipping Denatran
Data: 27/02/2008
Categoria: Assessoria Imprensa

 
 
Convenção Coletiva
Dissídio Coletivo
Normas sobre o prazo de 12 meses para conclusão do processo de primeira habilitação
Provas Simuladas
Cadastro seu Currículo
Reavaliação Detran-SC
Flavio Sartoretto
dia 01/07
C.F.C. DON PITA
Anaclair Fonini Larionoff
dia 06/07
C.F.C. ALEMÃO
Ademir Parodi Gomes
dia 09/07
C.F.C. PADRÃO
Francielli Fatima Galera
dia 14/07
C.F.C. OLIVEIRA
Nilson Pereira
dia 15/07
C.F.C. NILSON
Regeane S. F. Schaefer
dia 18/07
C.F.C. CENTRAL
Marcelo Scariot
dia 24/07
C.F.C. ABC
Diocélia Kuntz de Oliveira
dia 27/07
C.F.C. RECORD
Osni Eduardo Reinert
dia 30/07
C.F.C. CORAÇÃO DO VALE
Elani Kroth
dia 31/07
C.F.C. NOVA ERA

       

undefined
SINDEMOSC - Rua XV de Novembro, 1336 - Sala 06 - Ed. Brasília - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-002
Telefone: (47) 3322-5916

Design = Estratégia + Criatividade | desenvolvimento de sites | www.deforma.com.br