Andar de moto, só com a idade certa | Imprimir |
Quem tem vontade de subir na garupa da moto para andar com o pai, tio, primo...Levanta a mão! Mas você sabia que existe uma idade mínima para crianças andarem de moto?

É plenamigo, a idade mínima para ser passageiro de moto é sete anos. Mas o ex-deputado, Professor Victorio Galli, criou o Projeto de Lei 6401/09, quer elevar de sete para 11 anos o limite de idade de crianças que podem ser transportadas em motocicletas, motonetas e ciclomotores.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a pessoa que desrespeitar o limite de idade para o transporte de menores, em moto, comete uma infração grave, é punido e leva multa. Para o autor do projeto, uma criança de sete ou oito anos é muito pequena para ter o reflexo necessário em manobras bruscas que podem ser comuns no trânsito.

Ele destaca ainda que os capacetes para crianças pequenas são caros e difíceis de encontrar, com isso alguns pais transportam seus filhos sem o equipamento necessário de segurança, ou então com capacetes de adulto, que não são adequados.

O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Plenarinho.
Data: 25/01/2010.