Empresas incentivam o uso de bicicletas e a redução do número de carros nas ruas

Desafogar o trânsito, promover a saúde e a solidariedade entre as pessoas. Esses são alguns dos motivos que fazem as empresas catarinenses incentivarem seus colaboradores a evitar o uso do carro — seja por meio da bicicleta ou adotando o esquema de caronas.

Ao inaugurar a nova sede em Florianópolis, a Nexxera, empresa de soluções mercantis e financeiras, planejou uma infraestrutura amigável a quem usa a bicicleta como meio de transporte. Incluiu na garagem bicicletário e um vestiário com armários individuais para os colaboradores tomarem banho antes das atividades. De acordo com a diretora de RH, Suzanne Schüller Vieira, cerca de 30 funcionários vão diariamente de bicicleta para o trabalho. Com as instalações, a empresa espera promover ainda mais a saúde e a sustentabilidade.

— Nosso público é  jovem e valoriza a qualidade de vida — diz.

O coordenador de infraestrutura Victor Hugo Leite é um dos colaboradores da empresa que incluiu a bicicleta na rotina. E o motivo principal foi a saúde.  Há dois anos e meio, ele pesava 115 quilos e, com o regime e as pedaladas, emagreceu 45.

Agora, além de se exercitar, ele economiza tempo. Para percorrer os sete quilômetros que separam a sua casa do trabalho, leva 20 minutos, enquanto de ônibus ou carro, por conta do trânsito, demorava meia-hora, pelo menos.

Sistema facilita caronas

Além de ter um bicicletário e vestiário, a Softplan também incentiva a otimização do uso do carro. A empresa de TI desenvolveu uma plataforma própria para facilitar a troca de caronas entre os colaboradores, o Carona Amiga. O portal pode ser acessado pela internet com o login da empresa.

Ali, os usuários disponibilizam endereço e telefone para contato e podem solicitar ou oferecer carona. O sistema, com a ajuda de um mapa, indica quem tem lugar no carro, as rotas e quem precisa de transporte. Os carros que participam do programa também podem usar um adesivo com o logo da empresa, indicando que estão disponíveis.

— A gente sempre pensa na questão da sustentabilidade, de ter menos carros na rua e se ajudar — afirma a analista de DHO Paula Rocha, que participou da idealização do sistema e hoje oferece carona para outras duas colaboradoras.

Atualmente, há 115 pessoas inscritas no sistema, 68 solicitando carona e 47 oferecendo o serviço.