Alunos são transportados em em ônibus escolar de Tijucas

Crianças foram flagradas sendo transportadas em pé no ônibus com falhas mecânicas utilizado para transporte escolar em Tijucas, na Grande Florianópolis. Após reclamação dos moradores da comunidade de Morretes, mostrada pelo Jornal do Almoço na segunda-feira (17), a reportagem voltou ao município nesta terça-feira (18) e constatou que a situação é ainda pior.

Após o vídeo gravado pelos usuários do transporte ser exibido pelo Jornal do Almoço o prefeito de Tijucas, Valério Tomazzi, se comprometeu a resolver o problema imediatamente. No entanto, além das constantes quebras, da falta de cintos de segurança e de alguns bancos, o coletivo transporta crianças acima da capacidade. Enquanto isso, quatro ônibus disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) não estão sendo utilizados.

"Esses ônibus chegaram em outubro de 2014. Nós não mudamos ainda as linhas, mas estamos estruturando esses ônibus para 2015 mudando todas as rotas que estavam traçadas. Em breve, teremos solução para essa dificuldade do bairro de Morretes. Nós podemos fazer isso de imediato, se for preciso", explica a Secretária de Educação, Lorena de Oliveira Silva.

A RBS TV acompanhou na manhã desta terça-feira (18) o trajeto do ônibus para buscar os alunos do município. Mais de 50 estudantes entraram no coletivo e muitas crianças precisaram ficar em pé. O veículo também está com os pneus carecas.

Os moradores e estudantes reclamam ainda dos constantes atrasos. "Seja o que Deus quiser. Vamos ver o que vão resolver para nós. A gente precisa de ônibus, de cinto de segurança e de segurança", diz Vanderlei Haskel, motorista de caminhão, preocupado com a situação do transporte.

De acordo com a Secretaria de Educação de Tijucas, a empresa contratada para prestar o serviço foi notificada e se comprometeu em resolver a situação. "Eles se comprometeram a mudar o ônibus e também a acompanhar os alunos nesse trajeto. Notificamos por escrito a empresa e abrimos um processo administrativo para apurar os fatos. Vamos chamar a empresa para notificá-la novamente sobre o ocorrido desta terça", afirma a secretária de Educação do município.