Buscar

Banner-site-600px-2

"Cabe tranquilo", diz motorista de pau-de-arara que conduz 40 alunos em AL

Os estudantes que moram em comunidades distantes da zona rural de União dos Palmares (80 km de Maceió) usam o transporte escolar misto, com ônibus novos e o tradicional pau-de-arara. Alguns deles chegam a fazer trajetos de 9 km na caçamba de um caminhão em estradas esburacadas e, muitas vezes, cheias de lama.

 Nesta terça-feira (18), o UOL visitou a cidade e encontrou um mini-caminhão, modelo F-4000, fazendo o transporte de cerca de 30 crianças e adolescentes. Os alunos são transportados na caçamba do veículo, sentados em tábuas de madeira e sem cinto de segurança.

Segundo a motorista do veículo, Lucélia Almeida, o pau-de-arara faz um percurso de 18 km todos os dias (ida e volta). Lucélia conta que chega a transportar 40 alunos na caçamba do mini-caminhão por viagem. "Cabe tranquilo. Aí atrás tem sete bancos", contou.

A motorista explicou ainda que o transporte é feito pelo pau-de-arara porque há estradas muito esburacadas e com lama, onde os ônibus não conseguiriam passar. "Tem de ser no caminhão mesmo, ônibus não chega. Não é opção, é necessidade", disse.

Os estudantes são pegos em várias comunidades da região no entorno da Serra da Barriga. O pau-de-arara os leva até uma localidade chamada sítio Recanto, a 4 km da área urbana, onde os alunos tomam um ônibus escolar em excelentes condições, que os levam até o destino final.
Ônibus novos circulam

No município de União dos Palmares há ônibus escolares novos circulando. A reportagem encontrou um deles em estradas vicinais do município. O motorista --que não revelou o nome-- confirmou que o trajeto só é feito até uma pequena parte após a zona urbana.

"Tem pista que é muito estreita, não dá para chegar ônibus. E quando chove, fica ruim demais, nem consigo chegar ao sítio Recanto, tenho de deixar os alunos antes", explicou.

A estudante do 6º ano da escola Mario Gomes de Barros, Julia, 11, confirmou a versão do motorista e explicou que, em dias de chuva, ela e os colegas precisam subir a serra por cerca de 2 km. "Ontem mesmo [segunda, 17] tivemos que subir a pé porque choveu muito, e o motorista não subiu até aqui, onde pegamos o pau-de-arara", relatou.

A estudante do 2º ano da escola Monsenhor Clóvis de Barros, Laudiceia de Souza da Silva, 18, conta que --com exceção do balanço causado pelos buracos-- não se incomoda em fazer parte do trajeto até a aula no pau-de-arara. Mas confessou que nem sempre foi assim. "Tinha outro motorista que andava muito rápido, não tinha cuidado e chegava a machucar a gente nos buracos. Reclamamos e colocaram ela [Lucélia], que é bem melhor", disse.

O colega de Laudiceia, João Paulo, 15, aluno do 1º ano, conta que o mini-caminhão já apresentou problemas no trajeto com eles, que os fizeram caminhar muito, mas nunca os colocaram em risco. "Uma vez estourou o pneu e outra o motor pifou. Mas não aconteceu nada com a gente", disse.
Prefeitura alega necessidade

Ao UOL, a Prefeitura de União dos Palmares informou que, assim como em outras cidade do interior do Nordeste, existem paus-de-arara circulando porque existem ainda estradas vicinais por onde os ônibus não conseguem passar.

"É uma realidade porque não tem outra opção para transportar. Temos ônibus, mas eles não chegam a todos os lugares, infelizmente", disse o secretário de Comunicação de União dos Palmares, Kléber Marques.

Impulsionado por Mega Tecnologia