Bairro de Palhoça testa sistema de carro compartilhado entre moradores

O excesso no volume de carros que circulam pelas ruas das grandes cidades brasileiras é um dos principais fatores que contribuem, cada vez mais, para o trânsito caótico que a população enfrenta diariamente. Com o objetivo de minimizar esse problema, um bairro de Palhoça, na Grande Florianópolis, começou a testar um sistema de compartilhamento de veículos para condomínios.

O projeto piloto foi implementado por uma empresa que atua no compartilhamento de carros em condomínios residenciais e comerciais. Ela integra uma incubadora empresarial, que possui um prédio no bairro Pedra Branca e utiliza o projeto para auxiliar os funcionários que atuam nas 30 empresas incubadas.

O carro compartilhado é utilizado primeiro por eles e, depois, a expectativa é tornar o serviço disponível para os moradores do bairro. Os responsáveis pelo projeto afirmam que esta pode ser uma alternativa sustentável e econômica para moradores de várias regiões, reduzindo a poluição, por ajudar a reduzir o número de carros nas ruas.

Como funciona
Uma locadora de veículos é quem fornece o carro. O GOL 2014, com quatro portas, ar-condicionado, airbag e freios ABS, pode ser utilizado ao custo de R$18 por hora, incluindo gasolina, vaga no prédio, além de limpeza e manutenção em dia.

Após a reserva, a pessoa recebe um cartão que destrava as portas e, ao entrar dentro do veículo, responde, em uma tela interativa, perguntas sobre estado do carro. O trajeto não tem restrição, desde que seja intra-urbano, sendo limitadas viagens para cidades além da Grande Florianópolis.