Buscar

Banner-site-600px-2

Polícia dos EUA quer que Waze remova alertas de blitz

O Waze tem um recurso que informa o usuário sempre que há policiais na sua rota, algo que pode ter uma série de utilidades - se estiver com um problema, por exemplo, o condutor sabe que conseguiria ajuda; por outro lado, o aviso pode servir para evitar multas.

 Mas as autoridades norte-americanas estão preocupadas com uma outra possibilidade, a de que a funcionalidade seja usada para facilitar ataques aos oficiais. Com essa ideia em mente, os xerifes do país se uniram para convencer o Google (dono do Waze) a acabar com o recurso.

Como ressalta a AP, em matéria repercutida pelo UOL, nunca houve relatos de que algo tenha ocorrido por causa do alerta do Waze, mas Sergio Kopelev, vice-xerife de um condado no Sul da Califórnia, acredita que os criminosos um dia perceberão essa possibilidade.

Uma porta-voz do aplicativo respondeu que o Waze sempre pensa em questões de segurança e ela lembrou que eles passam informações ao Departamento de Polícia de Nova York. "Esse relacionamento mantém cidadãos seguros, ajuda no atendimento a emergências e a aliviar o tráfego", comentou Julie Mossler.

A comunidade de defesa por direitos civis também discorda dos xerifes. "Não acho legítimo tirar um recurso alimentado pelos próprios usuários, usando como justificativa que ele dificulta o cumprimento das leis", afirmou Nuala O'Connor, presidente do Centro de Democracia e Tecnologia.

Impulsionado por Mega Tecnologia