Caminhões começam a receber escolta policial para chegar às empresas em SC

O Gabinete de Gestão Integrada Estadual, formado pelas forças de Segurança Pública do governo do Estado, divulga na tarde deste sábado o primeiro boletim com as operações realizadas em Santa Catarina, nas últimas 24 horas, para o desbloqueio das rodovias estaduais e federais em função do movimento nacional de paralisação de caminhoneiros.

Conforme o boletim, os comboios aos caminhões de empresas, com escolta policial, começaram na tarde de sexta-feira. O primeiro foi para o transporte de medicamentos de Florianópolis para Xanxerê.

Os policiais também escoltaram, neste sábado, 15 caminhões carregados com frango e suínos de Concórdia para Mafra, assim como outros 18 caminhões de Campos Novos para Curitibanos e para Itajaí e Mafra. Ocorreu também a escolta de 14 veículos de São Miguel do Oeste para Chapecó, deslocando-se até Rio do Sul.

Desde o dia 24 foram efetuadas 12 prisões e em 11 delas os autuados foram ouvidos na delegacia e liberados. Um deles foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. O Gabinete de Gestão Integrada Estadual é formado por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público e secretários de Estado da Segurança Pública, César Grubba; da Agricultura, Moacir Sopelsa; e da Comunicação, Walter Bier.

A paralisação

A paralisação dos caminhoneiros começou no dia 18 de fevereiro e ganhou força no dia 20 do mesmo mês. O movimento é independente, liderado por caminhoneiros autônomos da região. Vilmar Bonora, um dos organizadores do protesto, afirma que eles estão dispostos a ficar até 30 dias parados, se for necessário.