Detran/RS apresenta prioridades da nova gestão a CFCs

Reunidos para seu XVI Seminário Estadual, nesta sexta-feira (24), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, os 272 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado conheceram a nova direção do Detran/RS.

Durante a apresentação, os diretores Ildo Mário Szinvelski (Geral), Saudir Filimberti (Geral Adjunto), Carla Badaraco (Técnica) e Rodrigo Chies (Administrativo e Financeiro) falaram sobre as propostas para o sistema de habilitação gaúcho e seus impactos para os CFCs. O evento, promovido pelo Sindicato dos CFCs (SindiCFC), foi conduzido pelo presidente Edson Cunha.

O diretor-geral, Ildo Mário Szinvelski, frisou que a implantação do sistema biométrico em todas as fases do processo de habilitação de condutores é uma das prioridades da nova gestão. Com essa tecnologia, haverá a coleta e o armazenamento da impressão digital do candidato, desde o cadastro inicial, passando pelos exames médicos, aulas teóricas e práticas, até os exames teóricos e práticos, tornando o processo mais seguro e confiável.

Szinvelski enfatizou ainda a importância "da disponibilização de abrigos para os examinadores de trânsito em todos os locais onde são realizadas provas práticas no Estado, conferindo melhores condições de trabalho para esses profissionais". Assinalou também a intenção de realizar encontros permanentes com os centros credenciados para instrumentalização quanto aos procedimentos técnicos, de forma a qualificar os processos.

O Detran/RS teve um segundo momento dentro do evento, em que o diretor-geral, a diretora técnica e chefes de divisões ligadas ao processo de habilitação de condutores se detiveram sobre projetos que desejam implementar em conjunto com os Centros. "Nosso compromisso está em trilhar um caminho técnico-corporativo", disse Szinvelski.

Presente ao evento, o secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Edu Olivera, sublinhou que a simplicidade e a eficiência são linhas norteadoras do Governo e colocou-se à disposição para o diálogo com os centros. Também estiveram na mesa de trabalhos (foto) o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, o vice-presidente do Sindicato dos CFCs de São Paulo, Magnelson de Souza, e o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados do Denatran, Jairo Mota Castro.